sábado, 21 de março de 2009

Campeonatos da fronteira

O último Desafio foi um aperitivo do que virá a partir de agora. O amigo Vitório Soder, veio lá de Livramento há alguns dias e gentilmente me trouxe algumas imagens de alguns pilotos daquela cidade que competiram no Uruguai, desde os anos 70.

A imagem que abriu a série mostrava o piloto Paulo Machado e sua Brasília #75 da equipe Motoclínica em uma prova da Divisão 3 em El Pinar, Montevideu no ano de 1979.

As provas uruguaias já apareceram por aqui algumas vezes, quando falei do Ricardo Trein, do "Janjão" Freire, do Délcio Dornelles entre outros.

Sempre tive interesse em saber mais sobre essas provas e nada melhor do que um cara que veio direto de lá para nos ajudar.

Pelo fato da proximidade (8 km)com o autódromo Eduardo Cabrera, em Rivera, a cidade de Livramento teve muitos pilotos, alguns atuando até os dias de hoje nos campeonatos uruguaios.

O autódromo de Rivera tinha dois traçados: um de 1250 metros e outro de 2350 metros, com largura da pista variando entre 9 e 11 metros. Outros autódromos uruguaios utilizados nessas competições eram El Pinar, em Montevideu, Melo, Artigas e Tacuarembó.

O Vitório me trouxe imagens de vários deles. Além do Paulo Machado, também aparecerão por aqui o Rinaldo Gallo, que nos anos 80 foi também Presidente do Auto Moto Clube Rivera Livramento (AMCRL), Edmundo Larratéa ("Coronel"), Fabrício Larratéa, "Zeca" Arduvino, Danilo Ventimiglia, entre outros.

Hoje publico alguns registros do próprio Paulo Machado, além de uma imagem do ambiente da curva onde era o local preferido do público. Paulo foi um dos destaques do campeonato de 79.



Em um dos registros sobre as provas de 79 há uma informação de que o AMCRL tentou liberar a utilização de álcool para os carros dos pilotos brasileiros, assim haveria o confronto com os carros movidos à gasolina, do lado uruguaio. Não sei se isso realmente aconteceu naquele ano, mas alguém deve saber.

Em breve mais imagens e mais histórias.

Valeu, Vitório!

Fonte das imagens: arquivo Vitório Soder.

5 comentários:

Anônimo disse...

Leandro,
Estou sempre acompanhando o blog, esta de parabens, sao otimas as noticias, arquivos e recordacoes. Gracas aos relatos sobre as corridas no P. Cabrera, pude lembrar o porque me apaixonei por automobilismo. Eu nasci em Santana do Livramento, quando era pequeno, meu pai tinha alguns amigos que corriam e eu ia com ele para o autodromo sempre que tinha alguma corrida. Lembro dos carros de corrida fazendo carreata na avenida "Sarandi".

Abraco, Marcelo Fernandes.

vitorio soder disse...

Sanco,muito bom ficou.
Grande Marcelo,eu sou o cara que nas 12hs de 96 que se não me engano largaram na pole eu estava olhando seu carro nos boxes e vc veio e perguntou tu é la de Livramento??? aí batemos um papo foi bem legal pq nós não nos conheciamos e tal.
abraço..

Anônimo disse...

Corrigindo Marcelo o ano 2006.

Anônimo disse...

Vitorio,
Como tu vai tche?

Abraco, Marcelo Fernandes

Müller Oliveira/Dom Pedrito disse...

Olá!
Achei fantástico o blog, especialmente o que fala nas corridas de Rivera.
Na foto dos fuscas divisão 3, o número 16 era pilotado por Sérgio Zani Vicente e praparado pelo meu pai Igor Oliveira (Dom Pedrito).
Foi uma alegre e emocionante recordação para mim.
Dom Pedrito ainda tinha outros pilotos que corriam pelo Uruguai, entre eles: Cassidi Peralta(fusca #17), Sérgio Garim, Toninho Batista (chevette #18) e outros mais.
Parabéns e fiquei sabendo que está aberta a licitação para recapagem do asfalto do autódromo, já consta no site da intendência de Rivera e epsro que com a força da associação dos FREESHOPS da fronteira se concretize esse projeto, que beneficiará não só Rivera, mas grande parte do RS.
Abço
Müller Oliveira