domingo, 28 de outubro de 2007

Semana Stock Car

Fechando a semana, imagens do tempo em que a Stock Car correu com os Ômegas, entre 1994 e 99.

A primeira é de 95, mostrando "Xandy" Negrão em primeiro plano, vencedor daquela prova. A outra mostra a largada da prova de 98 que teve a vitória do Ingo Hoffmann.

Lembrei também do tempo em que a Fórmula Chevrolet fazia parte do Chevrolet Challenge, junto com a Stock Car. Os carros eram os mesmos utilizados nos campeonatos europeus de Fórmula Opel e no início da categoria, em 92, até os pneus eram importados. Abaixo uma imagem do vencedor da etapa de Tarumã em 93, o catarinense Marcel Românio, que durante um bom tempo participou dos campeonatos gaúchos de kart.


Antes de encerrar, e já que ninguém lembrou (eu perguntei na última Quinta), os pilotos gaúchos do Stock Car #70 que participaram da prova de 91 eram o Gentil Sonaglio e o César Matias.

Era isso, foram sete dias lembrando de algumas provas em que a Stock Car passou por Tarumã. A de hoje foi a 23ª no circuito de Viamão, iniciada por aquela que marcou o nascimento da categoria no Brasil, no distante 22 de Abril de 1979.

Fonte das imagens: Jornal Zero Hora e Revista Auto Esporte.

sábado, 27 de outubro de 2007

Semana Stock Car

Em 1992 a organização da prova incluiu uma corrida preliminar só com Chevettes que participavam do Gaúcho de Marcas. No campeonato de Marcas corriam mais de dez carros da marca, porém para aquela corrida apenas cinco ou seis carros se inscreveram. Não me lembro de todos os pilotos, mas entre eles estavam o Wagner dos Santos, o Ronaldo Nique, o Luiz Fronza e mais outros. Apesar do pequeno grid a corrida foi muito disputada. A cada volta os carros trocavam de posição. O vencedor eu não me lembro, talvez tenha sido o Chevette azul #30 do João Garavello ou do Moisés de Deus, mas isso não importa. Aquela corrida já tinha valido o ingresso.

Abaixo imagens da Stock em 92, ano de estréia do piloto gaúcho João Campos #8. A vitória mais uma vez ficou com a dupla Ingo Hoffmann/Ângelo Giombelli.


Fonte das imagens: Revista Auto Esporte e arquivo pessoal.

Desafio da Semana

Já que falamos a semana inteira sobre Stock Car, o Desafio da Semana traz uma imagem de um Opala, o carro que deu origem à categoria mais antiga ainda em atividade no Brasil.

Que piloto era esse?

"Naninho"

O Renato Pastro, expert do ralí, matou a charada da semana passada. Era o Ernani Dieterich, o "Naninho", que naquele ano de 1979 além de disputar provas de ralí, correu na Copa Fiat na equipe Sbardecar com o carro #34 que tinha também o Antônio Miguel Fornari no #35.

Naquela época a disputa entre as revendas Glitz, Jardim Itália e Sbardecar era tão acirrada que o "Naninho", logo após estrear na categoria viajou para a Argentina de onde trouxe vários componentes produzidos pelo mago Orestes Berta, deixando seu Fiat muito competitivo.

Abaixo duas imagens do ralí, sempre em parceria com Paulo Veeck.

A primeira é de 80 quando impressionou a todos colocando um Puma GTE zero km patrocinado pela Pumasul/Iwers. A outra mostra a mesma dupla competindo no Campeonato Brasileiro de 85 pela equipe Gaúcha Car.

sexta-feira, 26 de outubro de 2007

Semana Stock Car

Uma, entre tantas provas memoráveis que assistí, foi a preliminar do Campeonato Brasileiro de Stock Car de 1991, com o Gaúcho de Opalas. Como bem escreveu o Marcus Zamponi na Auto Esporte da época, a brigada local, com seus Opalas carenados a marteladas, fez a festa da torcida. Eu não me lembro de outra prova tão acidentada quanto aquela.

O grid tinha cerca de 20 carros, mais que a prova principal - naquela época a Stock estava se reestruturando - e exceto um ou dois carros, os demais ou ficaram pelo caminho ou chegaram ao final faltando um pedaço. Ninguém consegue explicar o que aconteceu naquele dia, mas o certo é que a pilotada, a maioria oriunda da serra gaúcha não teve dó dos carros e o pau comeu solto.


A torcida vibrava. Eu estava no Tala Larga e me lembro de um acidente espetacular envolvendo o Opala #11 do Darci Marini. Ele vinha descendo em direção ao Tala e bateu com outro carro, rodou, vindo bater de ré, em alta velocidade no barranco. O Marini saiu e conseguiu empurrar o carro devolta para a pista. A arquibancada foi ao delírio.

Abaixo seguem várias imagens dos carros (ou pedaços deles) que participaram daquela prova válida pelo Gaúcho de Opalas.

Na sequência: Carlinhos Andrade #5, Carlos Machado #26, que bateu de ré na entrada dos boxes, o vencedor Sérgio Pereira #27, Paulo Cancian #77, Carlos Abreu #75, Eduardo Heinen #45 e Herberto Heinen #44.

Fonte das imagens: Jornal Esporte Motor

quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Semana Stock Car

Após 1985, a Stock Car passou por Tarumã em 87, prova que teve a vitória de Fábio Sotto Mayor, e voltaria apenas em 91. No reencontro com Tarumã a vitória ficou com a dupla Ingo Hoffmann e Ângelo Giombelli.

Aquela foi a primeira prova em que os gaúchos viram o novo design do carro, que abandonou no ano anterior a "enorme" carenagem construída pela CAIO Hidroplás utilizada entre 87 e 89. Apesar da carenagem, os carros ainda eram montados sobre o monobloco do velho Opala, que em 91 ainda era produzido pela GM.

A prova também marcou o retorno de Wilson Fittipaldi Júnior às competições depois de anos afastado das pistas como piloto.

Acima, algumas imagens da prova. O #17 dos vencedores, o #7 do "Wilsinho", o #80 do Paulo de Tarso e o último foi utilizado por uma dupla de gaúchos. Alguém lembra quem eram eles? Uma dica: ambos foram campeões no Gaúcho de Opalas.

O grande barato dessa prova foi na verdade a corrida preliminar, mas vou deixar para contar essa história amanhã.

Fonte das imagens: Revista Auto Esporte e Jornal Esporte Motor

quarta-feira, 24 de outubro de 2007

Semana Stock Car

Ingo Hoffmann é o piloto com maior número de vitórias na categoria em Tarumã. A primeira delas aconteceu em 1985. Aquela prova teve a participação do gaúcho Cezar Pegoraro no terceiro carro da equipe Havoline Texaco. Ele terminou a prova na quarta posição.

Na sequência: a volta de apresentação, Ingo e Bocão.

Em tempo: ontem disse que o vencedor da prova de 1981 tinha sido o Affonso Giaffone, mas na verdade foi o Paulo Gomes. Fica aí o registro.

Fonte das imagens: Jornal Esporte Motor

terça-feira, 23 de outubro de 2007

Semana Stock Car

Seguindo na linha do tempo da Stock Car em suas passagens por Tarumã, algumas imagens de 1981, prova que teve a vitória do Affonso Giaffone, debaixo de um aguaceiro. Naquele ano o gaúcho Aroldo Bauermann corria pela mesma equipe de Ingo Hoffmann.

Na sequência: O #26 Affonso Giafonne, o #22 Paulo Gomes e fechando com uma imagem da curva do laço, tendo em primeiro plano o #11 Reinaldo Campello, seguido por Ingo, Paulão e Giaffone.

Fonte das imagens: Revista Auto Esporte

segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Semana Stock Car

Domingo tem Stock Car em Tarumã. Durante essa semana publicarei imagens dessa categoria que é a febre do automobilismo nacional na atualidade, com seus chassis tubulares "multibolhas". Mas nem sempre foi assim. Prova disso é a imagem abaixo. Alguém lembra quem era?

domingo, 21 de outubro de 2007

GP Brasil de Fórmula 1

Hoje é dia de GP Brasil. Todas as atenções dos fãs do automobilismo estão voltadas para Interlagos.

A única vez em que assistí ao vivo uma prova de F1, foi justo no ano em que o Ayrton Senna venceu pela primeira vez no Brasil, em 1991.

A aventura começou quando meu tio "Paulista" chegou lá em casa e fez o convite. Iríamos nós dois e mais dois amigos. Como? Num Fusca 1968 com motor 1600cc todo "mexido". A "barata" era muito bonita, muito bem cuidada pelo tio. Depois de respondido o como, me empolguei mais ainda, pois curtia muito andar naquele Fusca.

Bom, fizemos todo o plano para a viagem. A idéia era começar assistindo o treino de sexta, já que tínhamos ingressos para os três dias. O setor que ficaríamos seria o "G", no final da reta oposta. Saímos de Gravataí, onde ele morava, à meia noite de quinta para sexta. Eu, Paulista, Zé e o Cabeça (nunca vou lembrar o nome dele), num Fusca 68 indo para ver a F1!

Aquela foi a primeira vez que passei pela Estrada do Mar. Não me lembro em que ano foi inaugurada, mas devia ser por aí. A viagem foi muito tranquila. Chegamos em São Paulo após 14 h na estrada. Todos sabem que o trânsito da capital paulista é uma loucura e não demorou muito acertamos a traseira de um XR3... Putz, acho que o cara tinha engate de reboque. Sei que os danos maiores foram no pobre Fusca. O capô amassou bastante, mas logo fomos em uma oficina de um amigo do tio (ele morou lá durante anos) e aquela marreta universal, resolveu o problema. Claro que a pintura foi pro saco, mas isso já era detalhe. Resumo: perdemos o treino de sexta. Quando chegamos no acesso ao autódromo, os carros ainda corriam e era possível escutar o som dos motores na pista. Era demais, mas o sonho de ver ao vivo ficava transferido para o Sábado. O treino de Sábado foi muito legal e me lembro da hora em que o Senna fez a pole. O povo todo comemorou.

Passamos o final de semana dividindo o tempo entre a casa de um tio (que também iría conosco à corrida) e de uma tia, ambos também moraram durante muito tempo por lá.

Bateu 23:00 de Sábado e nos dirigímos ao autódromo. Não, não iríamos acampar dentro dele. Iríamos "apenas" para a fila. Esta era gigantesca. Havia gente de tudo que era lugar do Brasil. Não sei se aquilo era a "Era Senna" ou se isso ocorre todo o ano. Acho que devem ter filas gigantescas sempre. Sinceramente eu não consigo me lembrar se dormí ou não. Talvez de pé...

Os portões abriram às 6:00 e a partir daí o povo começou a se mexer. Demorou um tempão até conseguirmos entrar. Escolhemos um lugar a meia altura na arquibancada e lá estávamos nós. Teve o warm-up, depois uma corrida de bicicletas (sério, com Caloi 10, devia ter umas 100 delas) e o resto é história. O Senna venceu no Brasil pela primeira vez depois de todo aquele sofrimento no final. As arquibancadas tremiam todo mundo se abraçava, foi muito legal. Após a bandeirada o carro do Senna acabou parando no final da reta oposta, bem em frente onde estávamos. Naquele ano não teve invasão de pista, só em 93. Logo que ele parou chegou um Monza Classic que era do apoio e...fomos embora. Putz, o povo já começava a se empurrar para sair e fui levado escada a baixo.

Foi um momento inesquecível.

A viagem de volta foi um pouco mais "apertada", mas igualmente muito legal. Um outro amigo, o Ernani, que fora de avião, voltou no Fusca 68. O cara tinha quase 2 m de altura e obviamente foi no banco da frente. Éramos cinco, então. Eu voltei no meio, com um pé sobre o freio-de-mão e o outro debaixo do banco do motorista. Tirando um pequeno problema com os fusíveis que insistíam em queimar, deixando a visibilidade "zero" durante a noite(as vezes no meio de uma curva...), o resto foi tranquilo.

Ainda me lembro da gente cantando Ole, ole , ole ole, Senna, Senna...

sábado, 20 de outubro de 2007

Desafio da Semana

Ok, eu concordo que a imagem não é das melhores, mas acredito que vocês conseguem acertar o piloto e o ano. Mãos à obra!

Arlindo Schunck Filho

Quando se fala em automobilismo "da antiga", o sujeito acima é pura empolgação. Também pudera, há mais de 30 anos que ele vive o automobilismo das mais variadas formas.

Prova dessa empolgação, aconteceu certo dia, quando recebí um e-mail intitulado "LOUCURA, LOUCURA, LOUCURA!!!!" Era o Arlindo descrevendo a reação ao ver o Blog. Que legal. Isso vale o esforço de tentar preservar um pouco que seja da história do nosso automobilismo.

Arlindo Schunck Filho, a resposta do Desafio da última semana, correu de Kart de 1969 a 83, de Maverick, Fiat 147 e Fórmula Ford de 76 a 83. Após esse período na pilotagem foi dirigente, diretor de prova, comissário desportivo de provas regionais, nacionais e internacionais, com passagem por ACRGS, FGA, CTDN, CBA, Codasur, F1, etc. Também foi proprietário do Jornal Esporte Motor (não canso de dizer que é uma das principais fontes de consulta do Blog) durante quatro anos. Até pouco tempo coordenava o Programa Racing na POA TV. Ele me disse que está trabalhando em um novo projeto, mas não deu mais detalhes.

Mas voltando a resposta do Desafio, o pessoal achou que era o Egon Herzfeldt, o Roque Bruxel ou o Jorge Martinewski. Só fera, mas...não foi dessa vez. Valeu o esforço.

Vamos a algumas imagens enviadas pelo próprio Arlindo.

Na primeira de Maverick Divisão 1 em meados dos anos 70. As duas seguintes são do kart, em 1979. Ele me disse que essas do kart foram retiradas de um chaveiro que o Lambe-Lambe fez. Encerrando com as da Fórmula Ford em 81. Uma em Interlagos e a última acho que em Guaporé.

Valeu, Arlindo!

sexta-feira, 19 de outubro de 2007

Desafiando a neblina

Continuando com as preciosidades enviadas pelo "Castrinho", três imagens das 12 Horas de Tarumã de 1973.

Quando olhei as imagens, reconhecí na hora que uma delas estava publicada no livro "12 Horas" da dupla Torino/McCoy. Nessa prova ele correu em dupla com o Milton Lazzaroto. Eles chegaram em 4° lugar na categoria até 1300 cc. Uma matéria de jornal da época, que fez a cobertura da prova, conta que depois de muitos problemas surgidos com o Fusca #87 nas primeiras horas da prova, "Castrinho" descontou o tempo perdido na hora da neblina. Segundo ele, naquela hora em que todos estavam baixando o ritmo de velocidade, ele, sendo motorista de caminhão, não teve problemas.

Valeu, "Castrinho"!

quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Minuano Limão

O último feriadão rendeu e quando abri minha caixa de e-mails me deparei com algumas preciosidades. Entre elas, as enviadas pelo Luis Alberto Ribeiro de Castro, algumas do tempo em que...eu nem era nascido.

Como já tinha comentado dia desses, o "Castrinho" correu com os mais variados tipos de carros, desde um Fusca até um Fórmula 2. Já publiquei algumas imagens dele(vejam aqui e aqui), garimpadas entre os arquivos deste que vos escreve. Agora vamos aquelas enviadas pelo próprio.


A primeira mostra o piloto de Canoas dentro de um Fórmula Ford. Não sei o ano, mas um detalhe me chamou a atenção e me fez lembrar da minha infância. O patrocínio do Refrigerante Minuano Limão, na parte frontal do carro. Acho que essa bebida foi comercializada somente aqui no estado. Dava de "dez a zero" nestes de hoje. Não me lembro qual foi a última vez que ví uma garrafa daquelas.

Depois uma do Passat com o qual correu no Torneio Nacional em 1979. Na imagem aparece ele e provavelmente um funcionário da Cautol lá de Canoas fazendo a chapeação do carro #87. Encerrando o post com uma de perfil. Faz tempo, hein?

Amanhã tem mais do arquivo pessoal dele.

quarta-feira, 17 de outubro de 2007

Desculpem a nossa falha

Ontem, enquanto verificava os acessos ao Blog, notei que um deles tinha como "search words" o nome de um ex-piloto da saudosa Turismo 5000, o Norbert Luckow Filho. Rapidamente descobrí mais informações sobre o paradeiro dele (a internet já tirou a privacidade de todos nós...) e hoje, através de um amigo, consegui contatá-lo. Trocamos algumas informações e ele disse que apreciou muito a idéia do Blog, inclusive corrigiu várias informações aqui divulgadas.

O Norbert correu na T5000 nos anos de 1982 a 84, fazia parte da equipe Expresso Indutrial, dos famosos irmãos Tróglio. Ele corria com o #15, enquanto que o Édison no #14 e o Luiz Fernando no #13. Abaixo uma imagem do carro dele, em 83.

Ele também me disse que aparece em uma imagem de pódio, essa aí abaixo. Eu tinha dito que o piloto da esquerda era o Leocardo Baum, mas na verdade é o Norbert recebendo o troféu das mãos do Édison Tróglio. Só para completar, os demais são, na sequência, Heitor Jorge Elói, o de Léo, Sabiá e o (este sim) Leocardo Baum.

O Norbert também ajudou a identificar o piloto do Maverick da KF, esse aí abaixo. Segundo ele era o Cláudio Duarte #24, que junto com o Leocardo #23 e o Heitor Elói #22 formavam uma equipe que tinha como preparador o "Carinha". Alguém sabe dele?

Para encerrar o meu dia de sorte, o Norbert disse que é cunhado dos irmãos Tróglio e que pode tentar um contato entre eles e este modesto Blog. Imaginem se dá certo...

Valeu, Norbert!

Fonte das imagens: a primeira foi enviada pelo Trevisan, as demais pelo Paulo Sabiá de autoria do Lambe-Lambe.

segunda-feira, 15 de outubro de 2007

Frase do Dia

"As vezes é difícil ser cronometrista."


Por Mário Guglielmi, o popular "Mosquito", da Cronometragem Novotempo durante a etapa do Gaúcho de Marcas no último final de semana em Tarumã.

Em tempo: a diferença entre os carros foi...
...de um volta! ("ufa...")

LIVRO - A HISTÓRIA DE TARUMÃ (1970-2007)

Saiu no site Corrida Online do Paulo Torino: MAHLE METAL LEVE S/A será a principal apoiadora do projeto.

Parabéns aos idealizadores Paulo Torino e Paulo Lava. Espero que a comunidade valorize este trabalho e que o mesmo seja um sucesso.

Agora é só contar os dias e aguardar a sessão de autógrafos.

Lambe-Lambe

Quem vos escreve é o próprio:

"Eu, Lambe-Lambe, no uso pleno de minhas faculdades mentais, na presença de meus amigos e inimigos, declaro-me vivinho da silva, com paradeiro certo e sabido à rua Amoroso Costa, 76-ap.203 - fones (51)9967-0844/3361-2460 - albatrozfotos@terra.com.br - Declaro ainda que, modéstia à parte, sou um Lambe-Lambe organizado e todas as fotos que fiz quando fotografava corridas estão devidamente organizadas por data e, se alguém quiser resgatar imagens da época, basta referir a data da corrida que, em segundos, cuspo o negativo e em pouco tempo, mediante uma compensadora contribuiçãozinha em euros, posso fazer cópias. Minha conta na Suíça eu não publico aqui... Abraços a quem ainda se lembra daqueles velhos e bons tempos."

Pra quem não lembra, Vilsom Jair Barbosa, o nosso querido "Lambe-Lambe" acompanhou todas as provas gaúchas entre os anos de 1980 e 1991 (até Setembro, ele lembra) e tem todas as fotos daquela época. A lembrança deste ilustre profissional das lentes vai totalmente ao encontro do propósito deste Blog. Imaginem o que ele tem de histórias pra contar...
Abaixo um exemplo das obras produzidas por ele: Copa Itali em Tarumã, 1984, com Paulinho Hoerlle do Fiat #99 a frente, seguido pelo Voyage #56 do Júlio Horn. Vejam o carimbo do Vilsom no canto inferior direito da imagem.


Durante um bom tempo ele escreveu a coluna Mão-de-Pau (na verdade uma página inteira) no jornal Esporte Motor, uma certa "homenagem" aqueles pilotos menos qualificados, desprovidos de um mínimo de talento. Uma das pérolas que até hoje me faz rir muito era a "Oração de São Jimo", que teve vários capítulos. Para aqueles que não sabem, Jimo era uma marca (ainda é) de mata cupins, muito famosa aqui no sul. Abaixo uma amostra da "seriedade" da coluna, lá por 1988.


Bom, aproveitei o feriado para fazer a minha listinha para o Vilsom. A número 1 da lista: os Mavericks da Grendene em 1980. Agora só falta achar a data...

quinta-feira, 11 de outubro de 2007

Desafio da Semana

Adiantando o serviço...

Mais um feriadão e sabem como é: vou pegar a estrada e torcer para não chover. Para não deixar ninguém sem "tema de casa", aí vai uma imagem, que toda a semana coloca os aficcionados do automobilismo a relembrar de categorias, carros, pilotos, fatos e detalhes que fizeram a história do automobilismo gaúcho. Dica: Campeonato Brasileiro de Fórmula Ford, 1981. Bom feriadão a todos!

Missão Impossível

Tenho que confessar que o último desafio foi "casca grossa". Anos 70 não é o meu forte. Nasci no final de 1976, então além de não ter acompanhado nada "in loco", a falta de informações sobre as corridas dos campeonatos gaúchos dificultou bastante na hora de tentar adivinhar quem era o piloto da vez.

Não fosse o Luiz Borgmann me "soprar", jamais saberia que o piloto do Maverick atravessado na saída do Tala Larga era o Humberto Zatti. Se alguém souber por onde anda o cara, conte aqui.

Aproveito para divulgar mais uma imagem daquela mesma prova, feita pelo próprio Luiz Borgmann, mostrando um verdadeiro duelo entre Opala x Maverick.

Lembrei também que tenho mais algumas daquela categoria e isso me ajudou a suspeitar que essa prova é de 1976. Olhem aí embaixo. Nas duas últimas é possível ver o Opala #17 do Júlio Tedesco. Quem me enviou foi o Mário Guglielmi, certa vez que pedí imagens de Fuscas D3 para ajudar a escolher uma pintura para a miniatura que estou fazendo. Recebí Opalas e Mavericks D1. Grande Mário...